O JavaScript parece estar desativado no seu navegador. O JavaScript precisa de estar ativado para utilizar corretamente as funcionalidades deste site. Caso não saiba como ativar o JavaScript, pode seguir este link.

Controle e gestão de stocks

A importância de controlar e gerir stocks

A importância de controlar e gerir stocks

Diversas empresas deparam-se com problemas com o controle de stock e gestão dos mesmos. Existem muitos fatores que causam esses problemas, mas o importante é observar que as empresas que tentam crescer - principalmente as mais pequenas e médias empresas - devem ter atenção aos níveis de stocks e à forma como gerem o seu inventário pois estes não afetam apenas a sua capacidade de crescer, mas podem influenciar a satisfação do cliente.

 

Dicas para gerir stocks e mantê-los controlados

Implementar um sistema inteligente para melhorar a gestão de stock pode ser o início de uma mudança para melhorar o negócio. Scanners, códigos de barras, sistemas de identificação automática são uma das partes essenciais de um sistema de gestão de stock, no entanto enumeramos algumas dicas úteis para monitorizar o fluxo de produtos e aumentar a eficiência.

 

Verificar o stock interno

O foco deve ser em controlar e verificar o que é realmente entregue pelos fornecedores e compará-lo com o que foi pedido porque muitas vezes os números não são correctos, o que faz com que os stocks sejam curtos em relação aos pedidos dos clientes. Outra hipótese é ter stock excedente sem ter essa noção, sendo que assim será mais difícil perceber quando reduzir os custos ou quando será necessário pedir mais stock.

 

Armazenar stock de forma inteligente

As coisas mais simples nem sempre parecem importantes. Mas, no caso do stock, a simples arrumação pode causar erros no dia-a-dia, quando as equipas estão ocupadas a trabalhar. O simples fato de ter embalagens semelhantes armazenadas no mesmos espaço, provavelmente pode causar erros, já que as embalagens são praticamente iguais.

 

Nomear produtos para evitar erros

Ao armazenar os produtos em tamanhos diferentes ou embalagens distintas, é necessário que o sistema seja claro de qual o tipo de produto e tamanho do produto pedido. Caso seja necessário fazer alterações no sistema ou mesmo nas guias de embalagens para todo o processo ser mais claro é necessário fazê-lo. 

 

Manter o controle das datas de validade

Introduzir um sistema para cada tipo de produtos vai facilitar na altura de transferir os restantes stocks e quando o produto deve ser absolutamente retirado. Também é importante verificar a data de validade antes de embalar cada um dos pedidos.

 

Definir um nível de stock mínimo

Cada fornecedor pode ter diferentes timings e, para evitar a falta de stock, é necessário estabelecer quanto tempo levará para reabastecer e quanto tempo leva para que o nível mínimo de stock acabe. Este cálculo pode ser confuso pelas necessidades e quantidades de cada fornecedor, por isso é necessário ter um sistema integrado que dê todas as informações acerca das necessidades de reabastecimento de forma a aproveitar o menor custo.

 

Implemente uma sistema integrado

Soluções controladas por computadores são baseadas em códigos de barras e outros sistemas para minimizar os erros. No entanto, é necessário que as equipas estejam a par destes sistemas e os usem de forma correcta.

 

Verificar o stock regularmente

A solução pode ser óbvia, mas realizar verificações de stocks regulares podem ajudar no crescimento do negócio e controle do mesmo.

 

Existem pequenas alterações que uma empresa pode fazer nos processos de gestão de stock que podem impactar significativamente a eficiência e a produtividade dos negócio. Assim, analisar a configuração dos processos, pedidos e atendimentos pode ser uma forma de otimizar a atividade e minimizar erros que possam surgir.

 

Gostava de saber mais sobre um software integrado que ajude a sua empresa a lidar com stocks e a gestão dos mesmos? Entre em contato connosco e descubra como o podemos ajudar! A equipa da Urbinfor está pronta para responder a todas as suas questões.