O JavaScript parece estar desativado no seu navegador. O JavaScript precisa de estar ativado para utilizar corretamente as funcionalidades deste site. Caso não saiba como ativar o JavaScript, pode seguir este link.

Gestão eficiente da produção

A importância de uma gestão de produção eficiente

A importância de uma gestão de produção eficiente

A gestão de produção é o processo pela qual os recursos são sujeitos a transformações de uma maneira controlada, para acrescentar valor, de acordo com os objetivos de determinada empresa definidos pelos seus responsáveis. Estes processos transformam os recursos a utilizar (inputs) em saídas valorizadas (outputs) como produtos e/ou serviços. Assim, todas as decisões tomadas sobre estes processos vão influenciar o resultado final e, por isso, é necessário que todas as medidas tomada, tenham em conta uma análise precisa para uma implementação em que processos sejam mais eficientes.

 

Elementos essenciais para uma gestão de produção

Como os processos de gestão de produção são sempre complexos e, têm tendência em tornar-se ainda mais, muitas vezes estes elementos essenciais estão divididos por equipas específicas ou departamentos para determinada área de atuação.

 

Organizar

Organizar todos estes processos numa determinada empresa requer uma habilidade de coordenação desde o planeamento, monitorização e fase final. Com este foco, a gestão de produção pode alcançar, mais facilmente, a produtividade e eficiência.

 

Analisar e compreender o processo

Ter a capacidade de entender todos estes processos, em diversas áreas, mas também conseguir ter uma extrema atenção aos detalhes será útil para aprofundar a análise e, assim, serem tomadas melhores decisões para uma produção mais eficiente.

 

Coordenar processos

A partir do momento em que os processos são analisados ​​e compreendidos, o objetivo será otimizar os mesmos para atingir uma máxima eficiência. Neste momento, a rapidez na tomada de decisões é uma vantagem, bem como uma solução para outros problemas que possam vir a surgir.

 

Atenção às equipas

As falhas humanas podem prejudicar seriamente a produtividade, assim, a pessoa responsável por gerir as equipas precisa de motivar as mesmas e mantê-las coesas para conseguir atingir os objetivos propostos.

 

Criatividade

Como já identificado, o know-how para resolver problemas é essencial para uma abordagem criativa. No caso de existirem dificuldades, o poder da criatividade pode ajudar a encontrar novas maneiras de atingir um melhor desempenho corporativo e assim atingir uma maior eficiência.

 

Tech-savviness

Num mundo cada vez mais digital, em que os processos de gestão estão cada vez mais dependentes de operações tecnológicas, a relação com a tecnologia é uma necessidade que não pode ser subestimada. Os responsáveis por gestão de produção precisam de estar familiarizados com as tecnologias mais comuns, para assim entender como a tecnologia pode auxiliar nos processos e operações das empresas.

 

Para atenderem a todas estas exigências, as empresas necessitam de implementar estratégias de forma a acelerar processos e se tornarem mais eficientes.

Uma das soluções passa pela introdução de um software integrado que agregue todas as funcionalidades que são necessárias para fazer uma boa gestão de produção. Integrando todos os processos, funções e departamentos de uma empresa num único sistema mais facilmente serão atingidas todas as necessidades e objetivos para a empresa.

 

Gostava de saber mais sobre um software integrado e entender como pode aumentar a produtividade da sua empresa? Entre em contato connosco e descubra! A equipa da Urbinfor está pronta para responder a todas as suas questões.