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A partilha de conteúdo e o crescimento conjunto são palavras de ordem na Urbinfor. Os artigos que disponibilizamos, nesta página, são escritos por nós e fazem a ponte entre os sistemas de informação e os negócios, as vantagens de usar softwares específicos e integrados, bem como algumas curiosidades e modelos que vamos descobrindo e desenvolvendo.
A evolução digital e a experiência online tem vindo a alterar profundamente os hábitos de compra do consumidor, especialmente das gerações mais novas. É cada vez mais comum assistirmos à presença de lojas físicas no universo digital, que procuram oferecer uma experiência de compra mais personalizada e fluída. Esta integração da venda online à loja física, é conhecida em marketing pelo termo “estratégia omnicanal” e tem-se revelado uma autêntica revolução comercial, que impulsiona os negócios para um novo patamar. A nova estratégia é um passo essencial para as marcas que pretendem assegurar um novo meio de contacto com o cliente, adaptando-se aos novos hábitos de consumo. A integração do e-commerce com a loja física representa uma oportunidade para qualquer empresa expandir o seu alcance e aumentar as vendas, sem necessidade de grandes investimentos. Neste artigo, vamos abrir as portas do e-commerce e mostrar como poderá adaptá-lo ao seu negócio
As novas tecnologias têm vindo a transformar o mundo, desde a forma como comunicamos, como consumimos e como produzimos. A evolução das tecnologias digitais, como o computador, smartphone e softwares evoluídos, assim como outras tecnologias eletrónicas, a impressão 3D, e, mais recentemente, a Inteligência Artificial criou um novo movimento industrial. A chamada Indústria 4.0 integra as novas tecnologias para produzir com maior qualidade e quantidade, limita o desperdício e diminui custos de produção. O conceito de Indústria 4.0 pode parecer complexo para colocar em prática, mas, neste artigo, vamos partilhar os passos que tem de seguir para que o seu negócio não perca o comboio da nova revolução industrial.
Tal como aconteceu com a fatura eletrónica, o Estado adiou a obrigatoriedade das empresas em entregar o inventário valorizado à Autoridade Tributária, no entanto, no ano fiscal de 2025, as empresas já terão de entregar o inventário valorizado. Recorde-se que em 2019, foi publicado um decreto-lei, integrado no programa Simplex +, que visava a regulamentação das obrigações relativas ao processamento de faturas e outros documentos fiscalmente relevantes das empresas. Entre as medidas desta lei, estava a obrigatoriedade da entrega do inventário valorizado por parte das “pessoas, singulares ou coletivas, que tenham sede, estabelecimento estável ou domicílio fiscal em território nacional”. Esta medida foi sendo adiada continuamente, mas irá avançar para o ano fiscal de 2025, até ordem em contrário. Mas não é apenas para cumprir a legislação em vigor que as empresas devem aderir ao inventário valorizado. As vantagens que o rigor operacional imposto neste modelo traz para a gestão da empresa são mais que muitas. Neste artigo, vamos desvendar o que é o inventário valorizado e como pode ajudar a sua empresa a passar para o próximo nível.
A partir do dia 1 de janeiro de 2025, todas as empresas que fornecem bens ou serviços para alguma entidade pública terão de passar faturas eletrónicas. Até ao final de 2024, o estado aceita faturas em papel, que podem ser digitalizadas e enviadas através de correio eletrónico. Mas, a partir de janeiro de 2025, estas empresas terão de se modernizar para continuar a fornecer o estado. Se já tem negócios com alguma entidade pública ou tem a possibilidade de conseguir um contrato com alguma entidade pública, prepare-se para aderir à fatura eletrónica. Mas, mesmo que não tenha em perspetiva um contrato com o estado, as vantagens da faturação eletrónica são mais que muitas. É também a partir de 1 de janeiro de 2025 que as faturas enviadas em PDF por via eletrónica passarão a ter que ter uma Assinatura Digital Qualificada para serem consideradas legais. Neste artigo, vamos explicar-lhe quem tem de passar fatura eletrónica, quais são os requisitos necessários para cumprir as novas normas de faturação para 2025 e os benefícios que a faturação eletrónica pode trazer para a sua empresa.
Quando chega a hora de investir num software que modernize e otimize o negócio, muitos empresários deparam-se com algumas dúvidas sobre qual o software que poderá ser mais indicado para os seus propósitos. As dúvidas adensam-se quando são confrontados com a opção por um software de gestão ou software de faturação, uma vez que existem alguns pontos de convergência, no que toca a funcionalidades. Estas dúvidas são totalmente legítimas para o empresário que quer fazer um investimento ajustado às necessidades específicas da sua empresa e que queira ter margem de manobra para fazer um reajuste, conforme o crescimento do negócio. Tal como um qualquer equipamento ou ferramenta, em que a empresa faz o investimento a pensar no futuro, a escolha do software também deve ser pensada para crescer com a empresa. Neste artigo, vamos descobrir as principais características de um software de gestão e software de faturação, e quais as principais diferenças entre estes dois produtos, de forma a que faça uma escolha informada e acertada para a sua empresa.
A certificação alimentar HACCP é, certamente, uma imposição legal, que garante mais confiança aos consumidores, uma vez que assegura uma produção com qualidade e segurança. No entanto, trata-se de uma responsabilidade intrincada, difícil de organizar e implementar, persistindo uma ideia generalizada de que as produções pequenas geram mais insegurança. A razão dessa desconfiança prende-se com a forma como muitas empresas de pequena dimensão implementam o HACCP, recorrendo a ferramentas analógicas e manuais para a recolha e registo de dados, ao invés da utilização de meios informáticos modernos, que asseguram maior rigor e fiabilidade. Seja para calar essa desconfiança do consumidor, seja para diminuir o escrutínio das autoridades mais atentas a estes casos, as empresas que produzem alimentos apenas têm vantagens em investir num software que lhes permita certificar da melhor forma os alimentos que saem das suas linhas de produção, quer seja uma empresa familiar de pequena dimensão, quer seja uma produção mais significativa. Neste artigo, vamos dar-lhe a conhecer como obter e preservar a certificação alimentar HACCP dos seus produtos, de forma fácil, prática e eficiente.
Todos os empresários sabem que é no chão de fábrica que está vertido o sucesso ou fracasso da empresa. Apenas garantindo a máxima eficiência no funcionamento de todos os processos que ocorrem neste espaço é que o negócio pode atingir a rentabilidade máxima. Para atingir estes resultados, existem vários fatores a ter em conta, como uma equipa motivada, um software específico para o ramo do negócio, capacidade de liderança e qualidade do produto ou serviço oferecido. Mas existe um fator elementar para criar uma dinâmica de laboração mais efetiva e competente: a automatização do chão de fábrica promete abrir o caminho para a máxima eficiência e rentabilidade da sua empresa. Neste artigo, vamos dar-lhe conta do que trata o processo de automatização do chão de fábrica através de um software específico, enumerando os sete benefícios imediatos que produz e que vão alavancar o seu negócio.
Apesar de haver ainda alguma resistência à mudança de um sistema manual para um sistema totalmente digital, a utilização de um software na indústria alimentar traz inúmeros benefícios. O software de indústria alimentar é feito especificamente para simplificar e facilitar operações, sendo construído de forma a ser muito intuitivo e específico para a função. Num setor tão rigoroso como é o da alimentação, que exige o cumprimento de normas de higiene, qualidade e validade dos produtos, é fundamental recorrer a tudo o que possa ser útil, de modo a não haver lugar a falhas. A utilização de um software na indústria alimentar também oferece inúmeros benefícios que poderão ser uma fonte de desenvolvimento do seu negócio. Neste artigo, vamos explicar-lhe como um software de indústria alimentar é um recurso essencial para a alavancar a competitividade da sua empresa.
Criar uma estrutura que permita à empresa alcançar a excelência operacional é o objetivo principal que norteia o gestor. Mas não é fácil conseguir produzir um produto ou serviço que tenha valor para o cliente, que se destaque da concorrência e que seja entregue de forma rápida, eficaz e com menor gasto de recursos. A gestão eficaz da empresa envolve a estruturação de vários elementos que têm de atingir um nível máximo de eficiência para que se atinja a tão desejada excelência operacional. O Santo Graal de todas as empresas compreende a noção clara das necessidades do consumidor, o investimento em ferramentas específicas para o ramo de negócio, a otimização dos recursos técnicos e humanos, a redução do desperdício e o aumento da produtividade. A aposta numa estratégia organizacional meticulosa vai garantir que o seu negócio atinja o seu expoente máximo de qualidade. Neste artigo vamos conhecer os cinco passos que deve seguir para alcançar a excelência operacional.
O sucesso de uma empresa depende de vários fatores, que vão desde o produto até à liderança, passando, entre outras coisas, pela equipa técnica, a relação qualidade/preço e o marketing, entre outros fatores. Mas existe algo que é utilizado ou necessário em todas as fases do processo de criação do produto: o software de gestão. Esta ferramenta é utilizada para várias tarefas, nomeadamente na contabilidade, gestão de stocks, automatização de tarefas e automatização de pagamentos, entre outras funções. De facto, o software de gestão será o responsável por uma grande fatia do sucesso da sua empresa, se fizer uma escolha acertada. Mas, que software escolher perante o mar de ofertas que existem neste setor? Neste artigo, vamos enumerar os elementos a que deve estar atento para escolher um software de gestão à medida da sua empresa.
A transição digital é um conceito que tem vindo a estar cada vez mais presente na linguagem do Estado, empresas e negócios. Face à importância que a transição digital tem na atualidade, não é de estranhar que haja medidas vertidas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que visam dinamizar este processo. Simplificar processos, atualizar, digitalizar dados e ter uma presença no mundo online pode parecer um processo difícil e dispendioso para pequenos negócios. A transição digital pode parecer igualmente complicada e desnecessária para empresas que já estão tradicionalmente integradas no mercado. No entanto, há que ter em conta que este processo é um passo fundamental para que as empresas permaneçam relevantes no mercado. Mas, afinal de contas, o que é a transição digital? Neste artigo vamos dar-lhe conta do que está por trás deste conceito e como pode trazer mais valias a gestão e crescimento do seu negócio.
A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade é, cada vez mais um fator diferenciador para as empresas. Se estivermos a falar de uma empresa no setor alimentar, este tipo de sistemas ganha um peso ainda maior.
A formação é essencial ao enriquecimento dos trabalhadores de uma empresa, bem direcionada e com conteúdos relevantes, esta é uma opção que só tem vantagens: a formação do património humano; o enriquecimento da empresa no seu todo; a partilha de formas diferentes de atuar; a sinergia de vários cargos com um objetivo comum, bem como a otimização do dia-adia da empresa. Partilhamos um exemplo da nossa experiência com um cliente.
Ao antecipar a inserção do QR Code nas suas faturas até ao final do mês de Março, poderá usufruir de benefícios fiscais, saiba como o GPanifica pode ajudar!
A escolha do Software passa por uma pesquisa abrangente e completa. O que encontramos no mercado, grosso modo, acabam por nos reduzir a três opções: o Software Genérico, aquele que dá para tudo; o Software Adaptado ou à medida, aquele que sai caro e demora e o Software Específico, aquele que é desenvolvido para o setor onde atua.
Uma abordagem ao setor da Panificação em tempos de Crise devido ao Surte de Covid-19 em Portugal. Algumas características do mercado e formas para que o setor possa ultrapassar melhor esta Pandemia, ajustando-se e adaptando-se a este "novo normal" que traz, inevitavelmente, novas formas de comprar.
Numa altura em que implementar um software é muito mais que cumprir obrigações legais, seguem algumas vantagens de um software específico.
Quais os benefícios de um sistema integrado para o seu negócio?
A importância de uma gestão de produção eficiente
A importância de controlar e gerir stocks