O JavaScript parece estar desativado no seu navegador. O JavaScript precisa de estar ativado para utilizar corretamente as funcionalidades deste site. Caso não saiba como ativar o JavaScript, pode seguir este link.

A escolha do Software, uma decisão ponderada.

A escolha do Software passa por uma pesquisa abrangente e completa. O que encontramos no mercado, grosso modo, acabam por nos reduzir a três opções: o Software Genérico, aquele que dá para tudo; o Software Adaptado ou à medida, aquele que sai caro e demora e o Software Específico, aquele que é desenvolvido para o setor onde atua.

Quando pensamos numa opção em termos de software temos de ponderar variáveis. A escolha do software indicado costuma ser uma decisão ponderada e demorada.

Hoje o mercado está preenchido de soluções para todos os gostos e, embora todas as soluções de software pareçam semelhantes, existem algumas diferenças que podem ditar o sucesso, não só da implementação, como da sua empresa.

 

Software Genérico, aquele que dá para tudo!

 

A partir de 10 € por mês é possível encontrar soluções certificadas que efetuam uma gestão básica da empresa: emissão de faturas, lançamento de recebimentos de clientes, geração do ficheiro SAF-T, entre outros, são algumas das funcionalidades que todas as soluções de gestão permitem e, com mais ou menos usabilidade, todas elas cumprem os requisitos fiscais e legais impostos pela Autoridade Tributária.

Quando o negócio tem especificidades e processos característicos, como qualquer negócio, seja na gestão das encomendas, nos processos de faturação ou na área da produção, uma solução genérica pode continuar a ser uma solução, mas a falta de automatismos e de adaptação às especificidades do negócio, geram muitas vezes um consumo elevado de recursos humanos, que não beneficia a rentabilidade da empresa.

Aqui, as soluções genéricas deixam de ser a melhor opção para o negócio, a não ser que sejam customizadas, o que nos leva à opção seguinte:

 

Software Adaptado ou à medida, aquele que demora e sai caro!

 

Quando o software genérico não é solução, a customização da solução existente ou a criação de um software à medida é muitas vezes o caminho indicado pelos profissionais.

A customização consiste em acrescentar funcionalidades específicos do negócio ao software genérico adotado pela empresa, ao passo que o desenvolvimento à medida corresponde ao desenvolvimento de um sistema de raiz, específico para o negócio em causa e para a empresa em questão.

Muitas vezes, dadas as diferentes necessidades da empresa nas diferentes áreas de negócio, há diferentes sistemas implementados e a customização necessária é, sobretudo, ao nível da criação de sistemas intermédios que permitem a integração da informação originária dos vários sistemas.

Estes processos de customização ou desenvolvimento à medida são, na maioria das vezes, processos morosos, caros e pouco otimizados, uma vez que têm apenas em consideração aquele negócio específico, ignorando ou desconhecendo as boas práticas do setor em que a empresa se integra.

 

Software Específico, aquele que é desenvolvido para o setor onde atua!

 

Criado para um setor ou mercado específico é na maioria das vezes a resposta para os desafios do negócio.

O custo é mais elevado do que o das soluções genéricas, mas bastante mais baixo do que customizações ou desenvolvimentos à medida, é compensado pelo aumento da rentabilidade do negócio, em resultado de uma melhor otimização dos processos da empresa, uma vez que tem por base as boas práticas do sector ao qual o software pretende responder.

São tipicamente soluções de software respondem, de forma simples e otimizada, às necessidades das diferentes áreas da empresa, estendendo-se a todas elas, dando uma resposta integrada e otimizada.

 

 

  Software Genérico Software Customizado ou à Medida Software Específico
Adaptação ao Negócio Baixa Elevada Elevada
Investimento Inicial Necessário Baixo (sem qualquer customização) Muito Alto Médio
Conjunto de Funcionalidades Disponíveis (adaptadas ao negócio) Baixa Depende do Investimento Elevado
Usabilidade e Conceitos Conceitos genéricos associados a diferentes negócios Conceitos específicos do negócio Conceitos específicos do setor
Tempo de Implementação Baixo Elevado Baixo
Custo de Manutenção Baixo Elevado Baixo
Capacidade de Adaptação Futura Baixo Depende do investimento Elevado

 

 

No momento da escolha, seja qual for a dimensão do negócio, a escolha do software de gestão para a uma empresa deve ter em conta o preço, mas também aspetos como o apoio pós-venda, a adequação ao negócio, a possibilidade de crescimento do software em conjunto com o seu negócio, entre outros.

As soluções específicas são aquelas que dão uma melhor resposta global em todos estes fatores e fazem a empresa crescer de forma sustentável e coesa.