O JavaScript parece estar desativado no seu navegador. O JavaScript precisa de estar ativado para utilizar corretamente as funcionalidades deste site. Caso não saiba como ativar o JavaScript, pode seguir este link.

Atinja a excelência operacional em cinco passos

Criar uma estrutura que permita à empresa alcançar a excelência operacional é o objetivo principal que norteia o gestor. Mas não é fácil conseguir produzir um produto ou serviço que tenha valor para o cliente, que se destaque da concorrência e que seja entregue de forma rápida, eficaz e com menor gasto de recursos. A gestão eficaz da empresa envolve a estruturação de vários elementos que têm de atingir um nível máximo de eficiência para que se atinja a tão desejada excelência operacional. O Santo Graal de todas as empresas compreende a noção clara das necessidades do consumidor, o investimento em ferramentas específicas para o ramo de negócio, a otimização dos recursos técnicos e humanos, a redução do desperdício e o aumento da produtividade. A aposta numa estratégia organizacional meticulosa vai garantir que o seu negócio atinja o seu expoente máximo de qualidade. Neste artigo vamos conhecer os cinco passos que deve seguir para alcançar a excelência operacional.

O que é a excelência operacional?


A excelência operacional assenta no entendimento de que a organização e estruturação das empresas são diretamente responsáveis pelo nível de desempenho e lucro, daí que seja necessário criar uma estratégia definida que otimize a performance de todos os setores. A excelência operacional consegue-se através da definição de processos específicos ao longo de todas as etapas da produção, que permitem à empresa produzir mais, melhor e com menos recursos. A metodologia que garante a excelência operacional é definida como “lean management”, que em tradução livre se poderá referir como gestão contida. Esta técnica teve origem no Japão mas rapidamente se expandiu pelo mundo, dada a sua eficácia.

A excelência operacional não é algo que se atinge de uma vez, mas sim um processo sistemático de evolução e crescimento contínuo.

O pensamento do empresário não deve assentar no curto a médio prazo, bem pelo contrário, deve estar virado para a sustentabilidade e rentabilidade da empresa a longo prazo. De facto os resultados não serão imediatos e pedem algum tempo de conceção e adaptação do negócio à nova estratégia que o irá conduzir à excelência operacional.

 

A sua empresa está a cinco passos da excelência operacional


Respeitar as necessidades do cliente, maior qualidade do produto ou serviço e manutenção dos custos controlados são as bases fundamentais da excelência operacional, que se atinge através da introdução de um método de trabalho padronizado, que permita manter um fluxo contínuo e equilibrado em termos de produção e qualidade. Para criar esta estratégia no seu negócio, existem alguns passos identificados, que terão de ser seguidos.

 

Identifique as necessidades do consumidor


Há uma premissa fundamental para o sucesso de uma empresa, seja qual for o seu ramo de negócio, qual o produto que produz ou serviço que oferece: tem que responder às necessidades do consumidor. A empresa deve identificar claramente quem são os seus clientes e analisar quais as suas necessidades e preferências. Poderão ser utilizadas ferramentas como estudos de mercado ou análise da faixa etária, classe social e económica, entre outras informações relevantes da sua base de dados. Este é o primeiro passo e o mais importante para atingir a excelência operacional. Se conseguir identificar claramente o que o consumidor precisa, poderá criar e adaptar o produto ou serviço para que corresponda às expectativas e preencha essa necessidade do cliente. Em termos de marketing, a identificação do cliente-tipo é designado de "persona", ou seja, é a criação de um perfil que concentra em si as principais características do cliente real. A empresa pode criar uma ou várias personas, que se destinam a encontrar as necessidades reais do consumidor.

 

Motive a sua equipa


Para alcançar a excelência operacional da sua empresa, a equipa de profissionais deve estar em sintonia com os princípios e valores da empresa, que tem a responsabilidade de criar um ambiente de trabalho saudável, de confiança e em que haja uma comunicação aberta mas respeitosa entre todos. Os colaboradores devem ser continuamente motivados e inspirados pela visão de futuro para a empresa. A delegação de tarefas prova a confiança da empresa e incentiva os colaboradores, para além de promover uma maior fluidez das tarefas. Mas um dos fatores que mais está ligado à motivação da equipa é o reconhecimento e valorização superior, que valida o esforço individual do colaborador e o motiva a fazer mais e melhor, de modo a validar a valorização da sua carreira dentro da empresa.

 

Inove com tecnologia específica


O investimento numa tecnologia que seja específica vai valorizar a sua empresa e torná-la mais competitiva no mercado. A tecnologia específica, quer se trate de um software específico, uma máquina ou uma ferramenta qualquer especialmente criada para o seu ramo de negócio, irá facilitar os processos e aumentar a produtividade e a qualidade do produto ou serviço final. O investimento em tecnologia específica é essencial para alavancar a sua empresa e diferenciá-la para além da concorrência. O seu negócio vai ser mais competitivo e vai manter-se atualizado, respondendo às constantes mudanças e exigências do mercado. A inovação tecnológica hoje em dia é indispensável para a empresa que se queira manter relevante no mercado e conquistar a excelência operacional.

 

Otimize o fluxo de trabalho


Se seguiu os três passos anteriores, então a otimização do fluxo de trabalho será mais simples de implementar. Com a identificação das necessidades do cliente, uma equipa motivada e tecnologia específica, será fácil avaliar e melhorar os diferentes processos que fazem parte da cadeia de produção. A empresa deverá criar uma padronização destes processos, ou seja, criar um sistema em que os processos são feitos, obedecendo aos mesmos parâmetros, de forma a criar um esquema contínuo e padronizado. Com acesso à tecnologia específica, a empresa deve apostar na automatização de processos, de modo a reduzir os erros e aumentar a produtividade.

 

Limite desperdícios


Os desperdícios devem ser entendidos como processos ou modos de funcionamento da empresa que não agregam valor ao produto ou serviço final. Um dos desperdícios mais comuns na empresa é a produção excessiva, que vai para além da procura, gerando um excesso de stock e gastos adicionais. A compra e armazenamento excessivo de matéria-prima é também um fator de desperdício, que pode ser resolvido com uma gestão de stock mais eficiente. Outro desperdício que pode limitar a excelência operacional da empresa é o tempo de espera entre os diferentes processos, que gera atrasos na produção. Por outro lado, a realização de processos desnecessários que não agregam valor ao produto final também é comum e deve ser descontinuada. Outros desperdícios comuns estão ligados às movimentações desnecessárias de ferramentas, tecnologias ou recursos humanos, que apenas atrasam e oneram o produto final.

 

A excelência operacional como filosofia para a gestão da sua empresa


Apenas com uma política de melhoria contínua do processo de trabalho e do produto ou serviço final se consegue atingir a excelência operacional. Num mundo que está em constante mudança e evolução, um negócio não pode correr o risco de ficar parado no tempo. Há sempre margem de progressão, de melhoria de processos de produção e otimização de recursos de forma a criar um produto ou serviço cada vez mais aprimorado. Esta melhoria contínua deve estar enraizada na própria cultura e valores da empresa e engloba a comunicação interna, a formação contínua dos colaboradores e a aposta nas mais novas tecnologias que surgem para o setor. Atingir a excelência operacional é uma meta que todas as empresas ambicionam, mas apenas quem assume e integra a excelência operacional como uma verdadeira filosofia é que poderá verdadeiramente evoluir.

 

Procura um software específico que leve o seu negócio ao próximo nível?
Fale connosco!
(+351) 21 924 55 52 | (+351) 91 529 23 33