O JavaScript parece estar desativado no seu navegador. O JavaScript precisa de estar ativado para utilizar corretamente as funcionalidades deste site. Caso não saiba como ativar o JavaScript, pode seguir este link.
A carregar
ERP genérico ou personalizado? Descubra qual solução que garante maior eficácia, escalabilidade e rentabilidade para a sua empresa.
A escolha de um sistema ERP, que responda às necessidades de uma empresa não é tarefa fácil, sobretudo para quem procura, pela primeira vez, o caminho da digitalização do seu negócio. A diversidade de produtos ERP (planeamento de recursos empresariais) no mercado também não auxilia a esta decisão, que será fulcral para o futuro da empresa. Se, por um lado, as opções genéricas habitualmente são menos dispendiosas, por outro, um ERP personalizado e modular, poderá responder melhor às necessidades de cada empresa em particular. Neste guia, vamos procurar identificar as principais características dos softwares de gestão empresarial genéricos em comparação com soluções modulares e personalizadas, de modo a que faça uma escolha estratégica rumo a uma gestão e administração do seu negócio cada vez mais eficiente.
Um ERP genérico procura dar uma resposta imediata mais genérica, para servir diferentes setores de negócio. Está preparado para servir propósitos simples, através de funcionalidades padronizadas, de forma a que se adaptem a qualquer modelo. O sistema ERP integra um “pacote” de módulos standard, que abrangem vários setores integrados nas empresas, como a faturação, gestão de stock e recursos humanos. Como exemplo, habitualmente o ERP genérico engloba uma aplicação de faturação, geralmente denominada de “plug and play”, que está mais indicada para pequenos negócios ou empresários individuais, não necessitando de fazer uma configuração mais complexa será bastante prático de usar. No entanto, o software genérico oferecem poucas soluçõs na automatização a nível de processos mais específicos do negócio, como a gestão as encomendas, ligação entre pontos de venda e fabrico, acompanhamento de auditorias, entre outros.
Principais ERP 's genéricos a operar no mercado português
Cegid Primavera; Moloni, Toconline; Cegid Eticadata; Sage; Odoo; PHC.
Um software personalizado tem características bastante diferentes do ERP genérico, dado que parte de um princípio oposto, que é o de se diferenciar pela adaptabilidade a cada setor em particular. Desenvolvido habitualmente através de módulos, o empresário pode investir naqueles que fazem mais sentido para o seu negócio, retirando a máxima rentabilidade do sistema. As funcionalidades são adaptáveis às características do modelo de negócio, respondendo com a máxima eficácia ao pretendido. O ERP personalizado é um modelo que garante a escalabilidade, podendo integrar novos módulos e funcionalidades, conforme o crescimento da empresa e a estratégia de negócio.Em termos de automatização de operações, os softwares específicos têm soluções diferwnciadas, adaptando-se aos diferentes processos da organização, garantindo maior eficiência operacional.
Existem no mercado, ERP 's personalizados e pensados para diferentes setores do mercado, respondendo a necessidades distintas das empresas, como seja a indústria e produção, setor da saúde, retalho e comércio online, construção civil e engenharia, entre outros.
ERP 's personalizados a operar em Portugal:
GPanifica; Sim!Pan; Geofolia; iMed; SoftFood; etc
Mediante as características bastante distintas entre um ERP genérico e um ERP personalizado, a empresa deve avaliar muito bem a versão pela qual opta, uma vez que as a migração de dados para outro sistema pode ser complexa e exigir custos adicionais, sendo que a empresa teria de voltar a iniciar o processo da introdução dos dados, como faturação, stock, informação sobre clientes, etc. Se o negócio tiver algum volume ou tiver perspectivas de crescimento, o ERP personalizado é uma excelente ferramenta estratégica, que se adapta ao setor e às características da empresa, funcionando como uma verdadeira alavanca para a evolução e alta rentabilidade do negócio. Por outro lado, para um negócio pequeno, com uma estrutura simples e com um volume de vendas baixo, que não tenha perspectivas de crescimento futuro, o ERP genérico poderá responder às necessidades mais básicas deste modelo e contribuir para a simplificação de algumas tarefas e ao bom funcionamento do negócio.